Projectos

Choques Petrolíferos e Macroeconomia: Estimação econométrica, modelação económica e implicações de política

EM CURSO

com financiamento externo

sem financiamento externo

FINALIZADOS

com financiamento externo

Sem financiamento externo

 

Choques Petrolíferos e Macroeconomia: Estimação econométrica, modelação económica e implicações de política

 

Competição Política e Desempenho Económico

 

Crescimento Económico, Convergência e Instituições

 

Eleitores, Governantes e a Economia

 

Eleitores, governantes e a economia: uma análise do caso português

 

Impacto do salário mínimo: três desenvolvimentos face à literatura actual

 

Indicadores do desempenho macro-económico do Minho: uma análise comparativa inter-municipal

 

Objectivos:

A literatura empírica mostra que as subidas do preço do petróleo têm fortes impactos nas economias nacionais. No entanto, ainda não é claro qual o mecanismo de transmissão destes choques e qual a reacção de política económica óptima. Este projecto espera dar diversos contributos à literatura:
1) Usar wavelets para estudar a evolução da relação entre o petróleo e a macroeconomia,
2) analisar o impacto dos choques petrolíferos no desenho de Zonas Monetárias Óptimas,
3) ver qual o Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral ideal para analisar esta relação,
4) estudar o impacto das expectativas dos agentes no exacerbar dos efeitos dos choques petrolíferos,
5) determinar a política monetária óptima na presença de choques petrolíferos e
6) determinar a a política monetária óptima, numa união monetária com países com reacções assimétricas aos choques. 

 

Responsável:
Luís Aguiar-Conraria

 

Equipa:
Luís Aguiar-Conraria
Fernando Alexandre
Carlos Cortinha

 

Timing:
Novembro de 2007 a Outubro de 2009

 

Financiamento:
26000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECO/64750/2006)

Interacções entre a Economia e a Política em Portugal

Competição Política e Desempenho Económico

 

Novos Desenvolvimentos sobre a Discriminação de Preços com base no Reconhecimento dos Consumidores

 

O Consumo Desportivo em Portugal

 

Plano de Desenvolvimento Desportivo Municipal

 

Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Cávado

 

Política Monetária e o Efeito Riqueza Sobre o Consumo

Política Monetária num regime de "Inflation targeting": três ensaios

Timing, Performance e Causas do Fracasso de Programas de Estabilização da Inflação

Objectivos:

Este projecto procura:
1) Avaliar o impacto de medidas eleitoralistas nos resultados eleitorais e se o grau de competitividade das eleições influencia a dimensão do eleitoralismo;
2) Investigar se a ideologia dos eleitores, assim como outras características dos mesmos, influenciam a sua percepção sobre a evolução da economia:
3) Determinar se, em Portugal, há discrepâncias entre os montantes das transferências determinadas por fórmula provenientes da administração central para a administração local e se essas discrepâncias são explicadas por factores políticos;
4) Pesquisar se, ao longo do tempo, se verificou uma alteração no grau de preocupação dos eleitores e dos decisores de política económica face ao desemprego e à inflação. Averiguar se o processo de integração europeia condicionou o mesmo.

 

Responsável:
Linda Gonçalves Veiga

 

Equipa:
Linda Gonçalves Veiga
Francisco José Veiga
Henry Chappell - Universidade da Carolina do Sul (consultor)
Toke Aidt – Universidade de Cambridge (consultor)

 

Timing:
Janeiro de 2008 a Dezembro de 2010

 

Financiamento:
25000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECO/65711/2006)

   
 

Crescimento Económico, Convergência e Instituições

 

Objectivos:
 

Este projecto procura dar resposta às seguintes questões:

1) Terá a instabilidade política um impacto no rendimento que é estatisticamente distinguível do de forças mais profundas usualmente medidas pela qualidade das instituições?

2) Para que tipo de instituições estamos a controlar? Serão as instituições recentes e as informais ao nível europeu úteis para a definição de instituições políticas?

3) Em que medida o desenvolvimento institucional das antigas colónias europeias dependeu da nação colonizadora? Será o legado português bom ou mau? Qual foi o desempenho das antigas colónias portuguesas, dados os seus atributos?

4) Tem Portugal partilhado os benefícios do progresso tecnológico mundial? A trajectória da convergência exibe quebras estruturais? Tem o crescimento sido desequilibrado em termos da acumulação de capital humano e físico?

5) Teve a coesão europeia sucesso na promoção da convergência regional?

 

Responsável:
Francisco José Veiga

 

Equipa:
Francisco José Veiga
Miguel Lebre de Freitas - NIPE e Universidade de Aveiro

Francisco Torres - Universidade Católica Portuguesa

 

Timing:
Julho de 2006 a Junho de 2009

 

Financiamento:
40000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCI/EGE/55423/2004)

 

   
 

Eleitores, Governantes e a Economia

   
 

Objectivos:

O projecto visa a análise das inter-relações entre a economia e a política em Portugal, após o 25 de Abril de 1974. Duas questões chave forneceram o ponto de partida para a investigação:
1) Será que os governantes manipulam a economia durante os seus mandatos de forma a maximizarem a probabilidade de serem reeleitos e a favorecerem os grupos da população que os elegem?
2) Será que os eleitores responsabilizam os governantes pela evolução da economia?

 

Equipa:
Linda Gonçalves Veiga
Francisco Veiga
Henry Chappell - Universidade da Carolina do Sul (consultor)

 

Timing:
Abril 2002 - Julho 2005

 

Financiamento:
37000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/2001/ECO/37457)

 

Resultados:
Deste projecto resultaram diversos artigos publicados em revistas científicas com arbitragem ou como capítulos de livro, a participação em várias conferências científicas, a orientação de várias dissertações de mestrado e de teses de doutoramento.
Para informações mais detalhadas consultar http://www2.eeg.uminho.pt/economia/linda/pocti2001.htm

   
 

Eleitores, governantes e a economia: uma análise do caso português

   
 

Objectivos:

O objectivo fundamental deste projecto é determinar se os eleitores portugueses responsabilizam as entidades / partidos políticos pela evolução da economia.
Procura também determinar: 1) se os eleitores são prospectivos ou retrospectivos nas suas avaliações; 2) se responsabilizam os governantes pela evolução da economia nacional ou pela situação económica do seu agregado familiar; 3) se a ideologia dos governantes e o apoio de que dispõem na Assembleia da República condiciona as avaliações do seu desempenho.

 

Equipa:
Linda Gonçalves Veiga
Francisco Veiga
Henry W. Chappell - Universidade da Carolina do Sul, EUA (consultor)
Martin Paldam - Universidade de Aarhus, Dinamarca (consultor)

 

Timing:
Dezembro de 2000 a Março de 2002.

 

Financiamento:
Projecto financiado pela F.C.T. (POCTI/99-00/ECO/32609) em 30 000 euros.

 

Resultados:
Do projecto resultaram dois artigos que foram apresentados em congressos científicos e publicados em revistas científicas internacionais. O primeiro procura explicar as determinantes económicas e políticas da popularidade das quatro mais importantes entidades políticas portuguesas (Presidente da República, Primeiro Ministro, Governo e Assembleia da República) de 1986 a 1999. O segundo analisa as intenções de voto dos portugueses nos quatro maiores partidos nacionais, durante o período compreendido entre 1986 e 2001.

   
  Impacto do salário mínimo: três desenvolvimentos face à literatura actual
   
 

Objectivos:

O debate sobre o impacto do salário mínimo tem-se baseado em sucessivos desenvolvimentos na teoria, qualidade dos dados e métodos empíricos. Se por um lado esta evolução deu origem a certo consenso relativamente a um resultado de base, por outro, veio expor a nossa ignorância relativamente a outros aspectos. De facto, sabemos que, no curto prazo, o impacto do salário mínimo no emprego, quer seja positivo ou negativo, é pequeno, mas relativamente aos seguintes aspectos, que nos propomos investigar, o nosso conhecimento é escasso:
1) Qual o impacto do salário mínimo na aquisição de competências e na qualidade dos postos de trabalho?
2) Qual o impacto do salário mínimo no médio-longo prazo na carreira dos trabalhadores?
3) Qual o papel do salário mínimo na convergência de salários entre homens e mulheres?

 

Responsável:
Ana Rute Cardoso

 

Equipa:
Ana Rute Cardoso -
IZA Bonn
Carla Sá
João Cerejeira
Sílvia Sousa
Miguel Portela

 

Timing:
Janeiro de 2008 a Dezembro de 2009

 

Financiamento:
79000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia

 

 

Indicadores do desempenho macro-económico do Minho: uma análise comparativa inter-municipal

   
 

Objectivos:

- Disponibilizar periodicamente informação e análises relevantes para os agentes públicos ou privados que agem ou podem agir no território referido sobre um conjunto de indicadores nas áreas seguintes: Geografia; Demografia; Estrutura Económica; Desempenho Económico; Custos Empresariais; e Custo de Vida.
- Construção de uma base de dados que permita, no futuro, a construção de uma bateria de indicadores de conjuntura.

Equipa:
J. Cadima Ribeiro
Dolores Cabral
Ricardo Magalhães Sousa

 

Timing:
2000 – 2003

 

Financiamento:
- NIPE – receitas próprias.
- Plataforma Minho – ADR (Agência para o Desenvolvimento do Vale do Cavado) - divulgação pública dos relatórios bianuais.

 

Resultados:
- Publicação do relatório Indicadores de Desempenho Económico – NUT do Vale do Cávado: Análise Comparativa com as Principais NUT III do Continente, O Continente e a Galiza, Setembro de 2000;
- Criação do “Observatório da Competitividade e da Qualidade de Vida” (electrónico), sedeado na Plataforma Minho – Agência de Desenvolvimento Regional

   
 

Interacções entre a Economia e a Política em Portugal

 

 

 

Objectivos:

No âmbito da economia portuguesa, este projecto visa:
1) Avaliar o impacto de factores políticos na distribuição das transferências da administração central aos municípios;
2) Determinar se os governos locais estimulam a economia em anos eleitorais com o objectivo de serem reeleitos;
3) Analisar o impacto da evolução da economia nos resultados das eleições autárquicas;
4) Investigar os principais factores que influenciaram a dimensão do Estado Português.

Responsável:
Linda Gonçalves Veiga

 

Equipa:
Linda Gonçalves Veiga
Francisco José Veiga
Henry Chappell - Universidade da Carolina do Sul (consultor)

 

Timing:
Agosto de 2005 a Julho de 2008

 

Financiamento:
37000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCI/EGE/58641/2004)

   
 

Novos Desenvolvimentos sobre a Discriminação de Preços com base no Reconhecimento dos Consumidores

 

Objectivos:

Este projecto de investigação tem como objectivo contribuir para uma melhoria do conhecimento sobre os efeitos económicos que resultam da capacidade das empresas praticarem preços diferentes para consumidores que revelam histórias de compra diferentes. A importância de se investigar os efeitos sobre os lucros, excedente do consumidor e bem estar geral deste tipo de discriminação de preços ---designado na literatura económica como "Behaviour-Based Price Discrimination" (BBPD)---tem sido justificada pelos avanços recentes nas tecnologias de informação que têm permitido às empresas recolherem, processarem e utilizarem bases de dados cada vez mais sofisticadas sobre os comportamentos dos consumidores em vários mercados. As questões que orientarão a investigação proposta neste projecto serão de interesse para os responsáveis de política. A agenda de investigação deste projecto é uma extensão da investigação levada a cabo pela investigadora principal, Rosa Branca Esteves, no âmbito da sua tese de doutoramento. A investigação a realizar beneficiará do apoio do consultor externo, Mark Armstrong, cujo trabalho académico é actualmente uma das referências mais importantes na área da discriminação de preços. Por fim, este projecto conta ainda com a colaboração do segundo elemento da equipa, Helder Vasconcelos, cuja investigação sobre colusão tácita será especialmente relevante para a execução da tarefa 3. O projecto assenta na execução de três tarefas, cada uma delas motivada por uma preocupação de investigação diferente. A tarefa 1 parte do pressuposto de que as empresas utilizam a informação sobre o comportamento passado dos consumidores não só para discriminarem preços mas também para seleccionarem estratégias de comunicação diferentes. Com excepção de Esteves (2005) e Iyer et al (2005), a literatura existente não tem analisado a possibilidade das empresas seleccionarem estratégias de publicidade distintas. Deste modo, o objectivo da tarefa 1 é investigar os efeitos económicos associados à capacidade das empresas reconhecerem consumidores com diferentes histórias de compra e seleccionarem estratégias de preços e publicidade distintas para diferentes tipos de consumidores. Esta tarefa analisa ainda a interacção entre BBPD e as escolhas de publicidade. A tarefa 2 tem como objectivo estudar os efeitos económicos da implementação de BBPD em mercados com empresas assimétricas. Enquanto a literatura actual sugere que esta prática não dá em geral origem a comportamentos anti-concorrenciais em mercados oligopolistas com empresas simétricas, é importante investigar se este resultado é ou não válido em mercados assimétricos. Em mercados nos quais uma das empresas tem uma posição dominante, a oferta de preços inferiores a clientes de empresas rivais pode constituir uma barreira à entrada de novas empresas no mercado e/ou levar empresas concorrentes a abandonarem o mercado. A tarefa 2 pretende estender a literatura existente a mercados com empresas assimétricas esperando obter novos resultados com implicações teóricas ao nível de mercados caracterizados pela existência de posições dominantes, barreiras à entrada e/ou exclusão. A tarefa 3 tem como motivação investigar se a ocorrência de comportamentos colusivos constitui uma maior ameaça para a concorrência quando existe uma política de preços uniforme ou quando se verifica BBPD. A literatura sobre BBPD tem mostrado que em mercados caracterizados por "Best-Response Asymmetry" a prática deste tipo de discriminação de preços tende a intensificar a concorrência entre oligopolistas dando origem a um decréscimo dos lucros e a um acréscimo do excedente do consumidor. No entanto, se as empresas interagirem no mercado durante um longo período de tempo é provável que estas tentem coordenar as suas acções ou suster esquemas colusivos. Contudo, até ao momento não conhecemos qualquer trabalho teórico que estude a interacção entre a prática de BBPD e colusão tácita. O objectivo da tarefa 3 é desenvolver um modelo teórico que permita às autoridades da concorrência discernir em que condições pode a prática de BBPD levar as empresas a introduzirem e manterem esquemas colusivos à custa do bem estar dos consumidores. Resumidamente, este projecto de investigação tem como objectivo dar um contributo para a literatura sobre BBPD mediante a construção e desenvolvimento de modelos teóricos que reflictam contextos de análise mais sofisticados, de forma a facilitar a tomada de decisões por parte de instituições cujo objectivo é salvaguardar o interesse público e/ou garantir o bom funcionamento dos mecanismos de concorrência.

 

Responsável:
Rosa Branca da Silva Vilas-Boas Esteves

 

Equipa:
Rosa Branca da Silva Vilas-Boas Esteves
Helder Ferreira Vasconcelos - Universidade Católica Portuguesa
Mark Armstrong - UCL (consultor)

 

Timing:
Janeiro de 2008 a Dezembro de 2010

 

Financiamento:
35000 Euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECO/69786/2006)

   
  O Consumo Desportivo em Portugal
 

Objectivos:

O principal objectivo deste projecto era analisar e explicar as despesas individuais e familiares da população portuguesa a respeito de bens de desporto.

 

Equipa:
J. Cadima Ribeiro;
H.-D. Horch (Deutsche Sporthochschule Köln);
J. Viseu (Doutorando Deutsche Sporthochschule Köln);
O. Santos (Edideco - Pro Teste).

 

Timing:
Janeiro de 2000 – Março de 2006

 

Financiamento:
José Viseu contou com uma bolsa de doutoramento da FCT (BD 21736/99); a Edideco suportou as despesas com a implementação do questionário, a análise de dados (cerca de 10.125 euros); 25% foi suportado pelo PAFID (Programa de Apoio à Formação e à Investigação em Desporto) da Secretaria de Estado do Desporto.

 

Resultados:

1 artigo publicado numa revista nacional sem arbitragem científica;

1 artigo publicado numa revista nacional com arbitragem científica;

3 artigos apresentados em conferências científicas;

3 documentos de trabalho

 

 

Plano de Desenvolvimento Desportivo Municipal

   
 

Objectivos:

O Plano de Desenvolvimento Desportivo Municipal (PDDM) desenvolveu uma metodologia que permitiu reconhecer, a médio-longo prazo, a evolução das formas de organização do desporto e dos diferentes hábitos/comportamentos desportivos da população portuguesa, permitindo dar suporte às decisões políticas, já que o grupo da população activa no lazer e desporto se encontra em directa concorrência com outros grupos sociais no que diz respeito a espaços/terrenos municipais, suas localizações e respectivas fontes de financiamento.

 

Equipa:
J. Cadima Ribeiro (NIPE)
Fernando Parente (Departamento de Desporto e Cultura da Universiadde do Minho)
José Viseu (Doutorando da Universidade Alemã do Desporto de Colónia)

 

Timing:
Outubro de 2000 - Dezembro de 2002.

 

Financiamento:
Financiado pelo Programa de Apoio Financeiro à Investigação no Desporto;
PAFID2000/II; Centro de Estudos e Formação Desportiva do Ministério da Juventude e do Desporto.

 

Resultados:
- Relatório CEFD.

 

 

Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Cávado

   
 

Objectivos:

Elaboração de Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Cavado para a entidade adjudicante (Associação de Municípios do Vale do Vávado), isto é, elaboração de um diagnóstico sócio-económico do território em referência, definição de objectivos de política e produção de uma lista hierarquizada e integrada de projectos de investimento e acções para a sub-região do Cávado (Vale do Cávado).

 

Equipa:
J.Cadima Ribeiro
Francisco Carballo
José de Freitas Santos
Assunção Neves
Nicola Macedo (Plataforma Minho – ADR/ADRVC).

 

Timing:
Janeiro-Abril 1999

 

Financiamento:
10.400 Euros

 

Resultados:
- O Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Cavado, Maio de 1999;
- Conferência de apresentação pública do Plano, Braga, Julho de 1999;
- Brochura de divulgação do Plano; Julho de 1999.

   
 

Política Monetária e o Efeito Riqueza Sobre o Consumo

   
 

Objectivos:

Este projecto tem como objectivo responder às seguintes questões:
1) Quais são as dinâmicas de curto prazo da riqueza e do consumo? Serão elas não lineares? Em que medida a compreensão daquelas dinâmicas pode ser útil à política monetária? Como deve a política monetária reagir àquelas relações não lineares?
2) Qual é a relação entre a confiança dos consumidores e o nível agregado da actividade económica? Podem essas relações empíricas ser utilizadas com o objectivo de tornar mais eficaz a política monetária?
3) Qual o significado das estimações econométricas tradicionais de longo prazo do efeito riqueza? Qual a sua utilidade para os decisores de política monetária.

 

Responsável:
Fernando Manuel de Almeida Alexandre

 

Equipa:
Fernando Manuel de Almeida Alexandre
Ricardo Sousa
Pedro Bação - Universidade de Coimbra
Vasco Gabriel - University of Surrey, UK
John Driffill - Birkbeck College, University of London, UK

Timing:
Abril de 2005 a Março de 2007

 

Financiamento:
36910 Euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

 

Política Monetária num regime de "Inflation targeting": três ensaios

   
 

Objectivos:

Este é um projecto de doutoramento no Birkbeck College da Universidade de Londres, sob a supervisão do professor John Driffill. Consiste essencialmente na elaboração de três artigos que exploram algumas das implicações da adopção de um regime de "inflation targeting" para a definição da política monetária óptima.
O primeiro artigo, denominado "Inflation targeting, exchange rate volatility and international policy co-ordination" explora as implicações da coordenação das políticas no regime de "inflation targeting", nomeadamente sobre a volatilidade da taxa de câmbio.
O segundo, nomeado "Equity prices and monetary policy: an overview with an exploratory model", trabalho em co-autoria com o Pedro Bação, analisa as implicações para a política monetária da existência de movimentos não fundamentais nos preços dos activos.
O terceiro artigo analisa as consequências da adopção de um regime de "inflation targeting" para a coordenação das taxas de câmbio com diferentes níveis de persitência na inflação.

 

Equipa:
Mestre Manuel de Almeida Alexandre (candidato ao grau de Doutor pelo Birkbeck Collegge, da Universidade de Londres)

 

Timing:
Outubro 1999 - Março 2003

 

Financiamento:
Subsído da Fundação para a Ciência e Tecnologia, bolseiro de douturamento número PRAXIS XXI/BD/19895/99

 

Resultados:
Dois artigos:
Alexandre, F., J. Driffill e F. Spagnolo (2002). "Inflatino targeting, exchange rate volatility and internationall policy co-ordination". The Manchester School. Vol. 70, nº4, pp. 546-569.
Alexandre, F e P. Bação (2005). "Monetary policy, asset prices and uncertainty".
Economics Letters, 86, pp. 37-42.

 

 

Timing, Performance e Causas do Fracasso de Programas de Estabilização da Inflação

   
 

Objectivos:

Este projecto visa responder às seguintes questões:
1 - Que variáveis/factores económicos e políticos melhor explicam o timing de implementação de programas de estabilização da inflação em países crónicos da inflação?
2 - Que variáveis /factores económicos e políticos afectam a probabilidade de fracasso das estabilizações da inflação implementadas em países crónicos da inflação?
3 - Quais são as determinantes económicas e políticas mais importantes das diferenças de inflação entre países e ao longo do tempo?

 

Equipa:
Francisco Veiga

 

Timing:
Dezembro de 2000 a Dezembro de 2003

 

Financiamento:
Projecto financiado pela F.C.T. (POCTI/99-00/ECO/32491) em 45150 euros.

 

Resultados:
4 artigos publicados em revistas científicas internacionais;
2 publicações em actas de conferências com revisão por pares;
5 apresentações de artigos em conferências internacionais;
5 documentos de trabalho (4 do NIPE e 1 do FMI).