Programa
-
As Organizações Internacionais (OIs) como processo e como criações do sistema internacional.
-
As OIs e o desafio da governação global (“global governance”). Conceito e tipos de OIs.
-
O papel das OIs.
-
Fases de evolução das OIs a partir do séc. XIX.
-
Estudo da Sociedade das Nações.
-
A ONU como núcleo da governação global.
-
O papel do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional na “economic governance”.
-
A Organização Mundial de Comércio e o sistema multilateral de trocas.
-
A NATO.
-
A OSCE.
-
O Conselho da Europa.
Resultados de Aprendizagem
-
Definir a natureza e o papel das OIs.
-
Identificar as várias valências das OIs.
-
Identificar as funções das OIs no campo da paz e segurança internacionais.
Bibliografia sumária
-
CAMPOS, João Mota et al. (1999), Organizações Internacionais, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
-
HILL, Stephen M. e MALIK, Shahin (eds.) (1996), Peacekeeping and the United Nations, Aldershot, Darmouth.
-
MINGST, Karen A. e KARNS, Margaret P. (1995), The United Nations in the Post-Cold War Era, Boulder, Colo., Westview Press.
-
KARNS, Margaret P. e MINGST, Karen A. (2004), International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance, Boulder, CO, Lynne Rienner.
-
OTUNNU, Olara A. e DOYLE, Michael W. (eds.) (1998), Peacemaking and Peacekeeping for the New Century, Lanham, MD, Rowman & Littlefield.
-
PINTO, Maria do Céu (2000), As Nações Unidas e a Segurança Colectiva, Política Internacional, vol. 3, nº 22, Inverno.
-
PINTO, Maria do Céu (2000), As Nações Unidas e a manutenção da paz, Coimbra, Almedina (em fase de publicação).
-
RITTBERGER, Volker e ZANGL, Bernhard (2006), International Organization: Polity, Politics and Policies, Houndsmill, Palgrave
-
ZORGBIBE, Charles (1997), Les organisations internationales, Paris, PUF, 4ªa ed.
-
WEISS, Thomas G. e al. (2004), The United Nations and Changing World Politics, Boulder, CO, Westview Press.
Sistema de avaliação
O método de avaliação usado nesta cadeira consiste na realização de 3 mini-testes intercalares a realizar até ao final do semestre (isto é, até 21 de Dezembro de 2006): correspondem a 90% da nota. Será também valorizada a assiduidade e o interesse dos alunos, aferido pela participação nas aulas e noutras actividades relevantes no âmbito da cadeira (10%).
No âmbito desta cadeira, aplicam-se ainda as regras definidas pela docente no início do semestre relativamente à ética, comportamento e presença nas aulas.
Créditos ECTS
7
|